E.E.E.F.M. FRANCISCO ALVES MENDES FILHO
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SELEÇÃO DE MONITORES
PARA O PROJETO GUAPORÉ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2012
O Conselho
Escolar da EEEFM FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, através do PROJETO GUAPORÉ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E PROGRAMA MAIS
EDUCAÇÃO instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 que
integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma
estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e
organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, torna
público o presente Edital de seleção
pública de bolsistas para
atuarem como monitores corresponsáveis pelo desenvolvimento das atividades de
educação integral, conforme as cláusulas a seguir especificadas:
1. DOS OBJETIVOS:
1.1. Selecionar bolsistas para atuarem como monitores corresponsáveis pelo
desenvolvimento das atividades de educação integral. A prioridade é
selecionar candidatos (as) que demonstrem interesse em contribuir com as atividades
educacionais e artísticas na escola que funcionará em período integral e tenham
aptidão para as seguintes áreas:
§
Atletismo: Desenvolver
atividades oportunizando por meio de conceitos, classificações e técnicas das
provas atléticas escolar com treinamento
e regras oficiais (arremessos, Corridas, Saltos e Lançamentos entre outras
atividades desenvolvidas em Pista de Atletismo) e a oportunidade de vivenciarem
as metodologias de aprendizagem das habilidades motoras, do desenvolvimento
corporal, respeito de normas e regras e formação de valores.
Total:
05 monitores.
§ Danças: Organização
de danças coletivas (regionais, clássicas e modernas) que permitam apropriação
de espaços e ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes
e jovens.
Total:
03 monitores.
§ Capoeira: Incentivo a pratica da capoeira como
motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e
emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais,
físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu
histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e
seus mestres.
Total: 05 monitores.
§
Teatro: Promoção por meio dos jogos teatrais de
processos de socialização, de criatividade realçando o processo histórico e os
valores humanos, fundamentais na relação humana. Desenvolver nos alunos
capacidade de comunicação verbal e escrita em um processo de reconhecimento de
suas atuações e práticas sociais.
Total: 03 monitores;
§
História em quadrinhos: Utilização das Histórias em Quadrinhos
para desenvolvimento de projetos educativos dentro e fora dos espaços escolares
incentivado ao aluno para o desenvolvimento do gosto pela leitura além de
habilidades literárias e estético-visuais.
Total: 05 monitores;
§Coleta seletiva de resíduos sólidos: apresentar
aos participantes a importância da Coleta Seletiva, da Minimização e Reciclagem
de Resíduos Sólidos; abordando os temas de forma teórica e prática,
possibilitando a formação de multiplicadores conscientes dos problemas causados
pelas diversas formas de poluição ambiental e a implantação de projetos de
minimização e coleta seletiva de lixo.
Total:03
monitores;
§Sala Verde: Fomentar iniciativa que dispõe de uma série de
potencialidades, quais sejam: ambientais, culturais, sociais, informacionais,
de pesquisa, articuladoras e “mudanças ambientais globais, educação ambiental e
biodiversidade”, podendo assistir a vídeos
sobre o tema, fazer exposições, promover
teatros, seminários e ainda aprender como materiais que são jogados no lixo
podem ser reaproveitados e reciclados.
Total:
03 monitores;
§Judô: O professor de judô tenha uma visão
humanista e progressista da Educação Física contemporâneo, assumindo um papel
mais amplo, papel esse de educar e promover o desenvolvimento do educando,
estimulando as três áreas inerentes aos comportamentos da natureza humana,
segundo a visão pedagógica: Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.
Total: 05 monitores;
§Recreação e Lazer: Atividades
baseadas em práticas corporais e lúdicas através de oficinas esportivas
promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local
bem como o fortalecimento da diversidade cultural. No seu desenvolvimento deve
prevalecer o sentido lúdico, a livre escolha na participação e a construção
pelos próprios sujeitos envolvidos de valores e significados da prática dessas
atividades, com criticidade e criatividade.
Total de monitores necessário: (05 monitores);
§Fanfarra: Desenvolvimento do gosto pela música como
instrumento para o desenvolvimento integral e como prática socializadora.
Familiarização com instrumentos, ritmos e arranjos musicais. Práticas de
musicalização com as crianças e práticas instrumentais com os adolescentes e
jovens.
Total: 01 monitor.
§Natação: Atividade física que
consiste no deslocamento dentro d'água,
oportunizando
ao seu praticante adaptação ao meio líquido, criando uma
prática social inclusiva e pedagógica no
desenvolver de suas atividades.
Total
: 01 monitor;
§Música : atividade
a serem desenvolvidas: realização de oficinas de música; musicalização de
crianças, adolescentes e jovens; produção, realização e participação em
concertos artísticos musicais; seminários e workshop;
Total : 03 monitores.
§Horta Escolar: Implantação
da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a
percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do
meio ambiente, bem como produza aprendizagens múltiplas e significativas.
Total: 05 monitor;
§
Com
vida/agenda 21 na escolar : Construção de
espaços dialógicos, democráticos e participativos que promovam o intercâmbio
entre escola e comunidade. Fortalecimento da educação para a sustentabilidade, com ações de
combate a práticas relacionadas ao desperdício, à degradação e ao consumismo, visando
à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Constituição e/ou fortalecimento
da Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.
Total:
01 monitor
§Mídias Alternativas: Utilização das mídias alternativas em tecnologias
informatizadas como tecnologias da educação para o desenvolvimento de projetos
de aprendizagem por meio da reflexão crítica e da possibilidade de intervenção
na escola e na comunidade. Como ferramentas os Weblogs que podem ser uma das
primeiras utilizadas para a construção de um trabalho alternativo.
Total: 02 monitores.
§Tecnologia da Informação:: Promover a apropriação crítica das Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para a alfabetização
tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes. Utilização dos
recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologia da informação no
desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares e na comunidade.
Total:
01 monitor.
§ Acompanhamento Pedagógico de Matemática: compreensão dos processos básicos da
construção do pensamento lógico matemático, resolução de problemas cotidianos
por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem
matemática significativa, contemplando a interdisciplinar com outros campos do
saber escolar.
Total:
03 monitores.
§ Acompanhamento Pedagógico de Letramento: Leitura do mundo através da leitura da
palavra escrita. Produção, expressão e interpretação de diversos contextos e
discursos culturais, exercitando a prática social da linguagem (escrita e
leitura). Conhecer a relação e a integração entre oralidade, escrita e
letramento. Variação lingüística e juízo social: o preconceito lingüístico.
Total: 03 monitores.
Todos os monitores terão como incumbência ainda:
·
Planejar,
propor, coordenar, implementar, executar e avaliar projetos e programas
educacionais e sociais voltados a permanência do aluno na instituição
educacional;
·
Realizar
atividades que possam reforçar e favorecer a aprendizagem;
·
Desenvolver
as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania na transmissão dos
conteúdos programáticos.
·
Contribuir
para a diminuição dos indicadores de insucesso escolar, como a reprovação,
abandono escolar e evasão, contribuindo de forma efetiva para a regularização
do fluxo escolar;
·
Contribuir
para elevar a auto-estima e a motivação dos educandos no âmbito educacional;
·
Desenvolver
ações de promoção à saúde com enfoque na atividade física vinculadas a proposta
política pedagógica das Escolas que possuem o atendimento à complementação
educacional;
·
Realizar
atendimento e procedimentos específicos em sua especialidade às crianças e
jovens;
·
Participar,
realizar e planejar reuniões e práticas educativas junto à comunidade escolar;
·
Manter
atualizado o diário de classe (com o conteúdo trabalhado e a frequência do
aluno) assim como realizar relatórios das atividades sempre que solicitado pela
coordenação e gestão da escola;
·
Executar
outras atividades profissionais da área correspondente.
1.2 O trabalho do Monitor é considerado de
natureza voluntária (na forma da Lei nº 9.608/1998). Os selecionados receberão
uma bolsa para ressarcimento de despesas pessoais que varia de R$ 60,00 (01
turma) a R$ 300,00 (05 turmas). Deverá ser desempenhado, preferencialmente, por
estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento
das atividades ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas. Além
disso, poderão desempenhar a função de monitoria, de acordo com suas
competências, saberes e habilidades, estudantes do Ensino Médio ou Superior.
VALOR DO RESSARCIMENTO DESTINADO AO MONITOR, POR TURMA
|
|
QUANTIDADE DE TURMAS
|
VALOR (R$)
|
01
|
R$ 60,00
|
02
|
R$ 120,00
|
03
|
R$ 180,00
|
04
|
R$ 240,00
|
05
|
R$ 300,00
|
2. DA INSCRIÇÃO:
A inscrição será
aberta a toda comunidade e feita através da análise de currículo e entrevista, no período de 26 de junho à
06 de julho de 2012, das 08h00min às 11h30min e 14 às 17 h. A inscrição é gratuita.
2.1. No ato da inscrição o (a) Candidato (a)
deverá entregar os seguintes documentos:
v v Currículo comprovado (cópia de
certificados de cursos e documentos que comprovem experiências profissionais ou
voluntariadas).
v 1 (uma) cópia do RG;
v 1 (uma) cópia do CPF;
v Comprovação de regularidade fiscal de
pessoa física disponível no site www.receita.fazenda.gov.br;
v 1 (um) comprovante de Declaração Escolar
ou (cópia);
v 1 (um) comprovante de Endereço
Atualizado (cópia);
2.2. São
características desejáveis:
v Liderança;
v Capacidade de comunicação e diálogo;
v Trajetória de envolvimento participativo
na comunidade;
v Capacidade de mobilização;
v Sensibilidade e abertura aos saberes
comunitários;
v Acolhimento e escuta de crianças,
adolescentes e jovens.
3. DA SELEÇÃO DOS
MONITORES (AS) BOLSISTAS:
3.1. A seleção será realizada pelo Conselho Escolar da EEEFM FRANCISCO ALVES MENDES FILHO e equipe
gestora da Escola;
3.2. No período da seleção dos bolsistas,
será instalado uma comissão de seleção e avaliação de candidatos (as)
composto por 01 representante
do Conselho Escolar; 01 representante da equipe de professores da Escola; 01
Coordenador do Programa (presidente da Comissão) e 01 membro da comunidade com
acompanhamento da Direção da escola.
3.4. O processo de
Seleção seguirá os seguintes passos:
I FASE ELIMINATÓRIA
Com base na ficha do
(a) candidato (a), verificar se o (a) mesmo(a) atende a todos os requisitos
obrigatórios estipulados no item 2.2. O não atendimento a um desses requisitos
elimina o (a) candidato (a).
II FASE
CLASSIFICATÓRIA
Pontuar a ficha e o
currículo do candidato (a). Nesta etapa, a comissão de seleção pontuará a ficha
e o currículo do candidato ou da candidata a bolsa. Segue abaixo os critérios e
os valores da pontuação.
Critérios Gerais
|
Pontuações
|
Total máximo em cada
|
Conhecimento de suas responsabilidades
|
4 pontos
|
|
Histórico de atividades de trabalho
voluntário desenvolvidas em sua comunidade.
|
1 ponto para cada atividade de
trabalho voluntário comprovada, até o limite de 5 atividades.
|
5 pontos
|
Tempo de trabalho
|
1 ponto para cada 3 (três) meses de
trabalho. Para cada mês adicional 0,5 (meio) ponto, até o limite de 12 meses.
|
4 pontos
|
Familiaridade com as atividades a
serem desenvolvidas.
|
0,5 (meio) ponto para cada item
citado, até o limite de 5.
|
2,5 pontos
|
Formação extracurricular em áreas
relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido.
|
0,5 (meio) ponto para cada curso
comprovado, limitada ao máximo de 5 experiências.
|
2,5 pontos
|
Experiência profissional em áreas
relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido.
|
0,5 (meio) ponto para cada experiência
profissional, limitada ao máximo de 4 experiências.
|
2 pontos
|
TOTAL
|
20 pontos
|
FASE FINAL – Entrevistas individuais
CRITÉRIOS GERAIS
|
PONTUAÇÕES
|
Total máximo
|
Liderança.
|
4 pontos
|
|
Capacidade de comunicação e diálogo
|
3 pontos
|
|
Capacidade de mobilização na
comunidade
|
5 pontos
|
|
Interesses convergentes com os do
projeto
|
4 pontos
|
|
Habilidades para o macrocampo a que
concorre.
|
4 pontos
|
|
TOTAL
|
20 pontos
|
3.5. Nessa etapa, serão considerados aptos os candidatos
que preencherem o número de vagas disponíveis em cada macrocampo que
desenvolverão suas atividades e receberão as bolsas referentes aos meses
trabalhados assim que o Programa iniciar. Os (as) outros (as) classificados
(as) ficarão no quadro de reserva de monitores do Programa Mais Educação e/ou
Projeto Guaporé de Educação Integral para caso de desistência ou substituição dos
anteriores.
4. DA DOCUMENTAÇÃO DO MONITOR (a)
BOLSISTA
Toda a documentação do MONITOR (a) BOLSISTA enviada
à Coordenação deverá ser nítida (xerox) e atualizada;
4.1 Toda informação, quanto à documentação dos
BOLSISTAS, como, idade, escolaridade, renda e endereço são de total
responsabilidade do (a) Candidato (a) selecionado ou responsável.
4.2 Os (as) candidatos (as) que forem selecionados
deverão preencher a ficha cadastral definitiva, que será digitada em um Banco de Dados, em
letra legível e anexar os documentos citados no item 2.1;
5. DA FREQUÊNCIA
5.1. A Frequência dos MONITORES (as)
BOLSISTAS é de 100%, salvo motivos de doença ou de outra ordem, que
deverão ser comprovados com atestado médico;
5.2. As Listas de Frequência deverão
ser assinadas diariamente, nominalmente pelos MONITORES (as) BOLSISTAS, com
controle do gestor da escola e do (a) coordenador (a) do Programa.
6. DA SUBSTITUIÇÃO E
EVASÃO DO MONITOR (a) BOLSISTA
6.1. Será considerada evasão a
ausência não justificada do MONITOR (a) BOLSISTA por um prazo de 03
dias.
7. DA CARGA HORÁRIA
7.1. O monitor terá uma carga horária de 20 horas
semanal sendo que destas 10 horas serão de desenvolvimento das atividades do
macrocampo para o qual foi selecionado e 10 horas para acompanhamento e
cuidados dos alunos (alimentação, lanche, descanso).
7.2. As atividades
poderão ser desenvolvidas no período matutino, vespertino ou matutino e vespertino, de acordo com a
necessidade.
8. DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
8.1. Da vigência do
Edital.
O presente edital terá
validade a partir da data da sua publicação.
8.2 Dos recursos
Os recursos referentes
à divulgação dos resultados e convocação para entrevista terão o prazo de
um (01) dia útil para ser interposto e deve ser dirigido ao Presidente da
Comissão de Seleção devendo ser fundamentado.
8.3. Dos Prazos
EVENTOS
|
DATA/PRAZOS
|
Lançamento do Edital
|
25/06/2012
|
Recebimento dos documentos e ficha de inscrição dos candidatos
|
26/06/2012 à 06/07/2012
|
Constituição da Comissão de Avaliação
|
29/06/2012
|
FASE
CLASSIFICATÓRIA: Análise do currículo
|
09/07/2012 à 13/07/2012
|
Divulgação dos resultados e convocação para entrevista e local da
entrevista
|
23/07/2012
|
Recursos
|
24/07/2012
|
Entrevista
|
25/07/2012 à 26/07/2012
|
Divulgação dos resultados
|
27/07/2012
|
Recurso contra o resultado
|
30/07/2012
|
Resultado Final
|
31/07/2012
|
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Diretora da EEEFM Francisco
Alves Mendes Filho Representante
do Conselho Escolar