SELEÇÃO DE MONITORES



E.E.E.F.M. FRANCISCO ALVES MENDES FILHO

Rua Paranavaí (7ª Rua) nº 4678 – Setor 09  Telefone (69) 3536-0489 CEP.: 76.876-336  Ariquemes (RO) e-mail: echicomendes@seduc.ro.gov.br

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO GUAPORÉ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2012

O Conselho Escolar da EEEFM FRANCISCO ALVES MENDES FILHO, através do PROJETO GUAPORÉ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, torna público o presente Edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como monitores corresponsáveis pelo desenvolvimento das atividades de educação integral, conforme as cláusulas a seguir especificadas:

1. DOS OBJETIVOS:

1.1. Selecionar bolsistas para atuarem como monitores corresponsáveis pelo desenvolvimento das atividades de educação integral. A prioridade é selecionar candidatos (as) que demonstrem interesse em contribuir com as atividades educacionais e artísticas na escola que funcionará em período integral e tenham aptidão para as seguintes áreas:

§  Atletismo: Desenvolver atividades oportunizando por meio de conceitos, classificações e técnicas das provas atléticas escolar com  treinamento e regras oficiais (arremessos, Corridas, Saltos e Lançamentos entre outras atividades desenvolvidas em Pista de Atletismo) e a oportunidade de vivenciarem as metodologias de aprendizagem das habilidades motoras, do desenvolvimento corporal, respeito de normas e regras e formação de valores.
Total: 05 monitores.

§  Danças: Organização de danças coletivas (regionais, clássicas e modernas) que permitam apropriação de espaços e ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens.
Total: 03 monitores.

§  Capoeira: Incentivo a pratica da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres.
 Total: 05 monitores.

§ Teatro: Promoção por meio dos jogos teatrais de processos de socialização, de criatividade realçando o processo histórico e os valores humanos, fundamentais na relação humana. Desenvolver nos alunos capacidade de comunicação verbal e escrita em um processo de reconhecimento de suas atuações e práticas sociais.
Total: 03 monitores;

§ História em quadrinhos: Utilização das Histórias em Quadrinhos para desenvolvimento de projetos educativos dentro e fora dos espaços escolares incentivado ao aluno para o desenvolvimento do gosto pela leitura além de habilidades literárias e estético-visuais.
Total: 05 monitores;

§Coleta seletiva  de resíduos sólidos: apresentar aos participantes a importância da Coleta Seletiva, da Minimização e Reciclagem de Resíduos Sólidos; abordando os temas de forma teórica e prática, possibilitando a formação de multiplicadores conscientes dos problemas causados pelas diversas formas de poluição ambiental e a implantação de projetos de minimização e coleta seletiva de lixo.
Total:03 monitores;

§Sala Verde: Fomentar iniciativa que dispõe de uma série de potencialidades, quais sejam: ambientais, culturais, sociais, informacionais, de pesquisa, articuladoras e “mudanças ambientais globais, educação ambiental e biodiversidade”, podendo  assistir a vídeos sobre o tema, fazer exposições,  promover teatros, seminários e ainda aprender como materiais que são jogados no lixo podem ser reaproveitados e reciclados.
Total: 03 monitores;

§Judô: O professor de judô tenha uma visão humanista e progressista da Educação Física contemporâneo, assumindo um papel mais amplo, papel esse de educar e promover o desenvolvimento do educando, estimulando as três áreas inerentes aos comportamentos da natureza humana, segundo a visão pedagógica: Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.
 Total: 05 monitores;
§Recreação e Lazer:   Atividades baseadas em práticas corporais e lúdicas através de oficinas esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local bem como o fortalecimento da diversidade cultural. No seu desenvolvimento deve prevalecer o sentido lúdico, a livre escolha na participação e a construção pelos próprios sujeitos envolvidos de valores e significados da prática dessas atividades, com criticidade e criatividade.
Total de monitores necessário: (05 monitores);
§Fanfarra: Desenvolvimento do gosto pela música como instrumento para o desenvolvimento integral e como prática socializadora. Familiarização com instrumentos, ritmos e arranjos musicais. Práticas de musicalização com as crianças e práticas instrumentais com os adolescentes e jovens.
 Total: 01 monitor.

§Natação: Atividade física que consiste no deslocamento dentro d'água,
oportunizando ao seu praticante adaptação ao meio líquido, criando uma
prática social inclusiva e pedagógica no desenvolver de suas atividades.
Total : 01 monitor;

§Música : atividade a serem desenvolvidas: realização de oficinas de música; musicalização de crianças, adolescentes e jovens; produção, realização e participação em concertos artísticos musicais; seminários e workshop;
Total : 03 monitores.

§Horta Escolar: Implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produza aprendizagens múltiplas e significativas.
Total: 05 monitor;

§                    Com vida/agenda 21 na escolar : Construção de espaços dialógicos, democráticos e participativos que promovam o intercâmbio entre escola e comunidade. Fortalecimento da educação para a sustentabilidade, com ações de combate a práticas relacionadas ao desperdício, à degradação e ao consumismo, visando à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Constituição e/ou fortalecimento da Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.

Total: 01 monitor
§Mídias Alternativas: Utilização das mídias alternativas em tecnologias informatizadas como tecnologias da educação para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem por meio da reflexão crítica e da possibilidade de intervenção na escola e na comunidade. Como ferramentas os Weblogs que podem ser uma das primeiras utilizadas para a construção de um trabalho alternativo.
Total: 02 monitores.

§Tecnologia da Informação:: Promover a apropriação crítica das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes. Utilização dos recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologia da informação no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares e na comunidade.  
Total: 01 monitor.



§  Acompanhamento Pedagógico de Matemática: compreensão dos processos básicos da construção do pensamento lógico matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa, contemplando a interdisciplinar com outros campos do saber escolar.
Total: 03 monitores.
§  Acompanhamento Pedagógico de Letramento: Leitura do mundo através da leitura da palavra escrita. Produção, expressão e interpretação de diversos contextos e discursos culturais, exercitando a prática social da linguagem (escrita e leitura). Conhecer a relação e a integração entre oralidade, escrita e letramento. Variação lingüística e juízo social: o preconceito lingüístico.
 Total: 03 monitores.

Todos os monitores terão  como incumbência ainda:
·                    Planejar, propor, coordenar, implementar, executar e avaliar projetos e programas educacionais e sociais voltados a permanência do aluno na instituição educacional;
·                    Realizar atividades que possam reforçar e favorecer a aprendizagem;
·                    Desenvolver as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania na transmissão dos conteúdos programáticos.
·                    Contribuir para a diminuição dos indicadores de insucesso escolar, como a reprovação, abandono escolar e evasão, contribuindo de forma efetiva para a regularização do fluxo escolar;
·                    Contribuir para elevar a auto-estima e a motivação dos educandos no âmbito educacional;
·                    Desenvolver ações de promoção à saúde com enfoque na atividade física vinculadas a proposta política pedagógica das Escolas que possuem o atendimento à complementação educacional;
·                    Realizar atendimento e procedimentos específicos em sua especialidade às crianças e jovens;
·                    Participar, realizar e planejar reuniões e práticas educativas junto à comunidade escolar;
·                    Manter atualizado o diário de classe (com o conteúdo trabalhado e a frequência do aluno) assim como realizar relatórios das atividades sempre que solicitado pela coordenação e gestão da escola;
·                    Executar outras atividades profissionais da área correspondente.




1.2 O trabalho do Monitor é considerado de natureza voluntária (na forma da Lei nº 9.608/1998). Os selecionados receberão uma bolsa para ressarcimento de despesas pessoais que varia de R$ 60,00 (01 turma) a R$ 300,00 (05 turmas). Deverá ser desempenhado, preferencialmente, por estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas. Além disso, poderão desempenhar a função de monitoria, de acordo com suas competências, saberes e habilidades, estudantes do Ensino Médio ou Superior.



VALOR DO RESSARCIMENTO DESTINADO AO MONITOR, POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS
VALOR (R$)
01
R$ 60,00
02
R$ 120,00
03
R$ 180,00
04
R$ 240,00
05
R$ 300,00


2. DA INSCRIÇÃO:
A inscrição será aberta a toda comunidade e feita através da análise de currículo e entrevista, no período de 26 de junho à 06 de julho de 2012, das 08h00min às 11h30min e 14 às 17 h. A inscrição é gratuita.
2.1. No ato da inscrição o (a) Candidato (a) deverá entregar os seguintes documentos:
v  v  Currículo comprovado (cópia de certificados de cursos e documentos que comprovem experiências profissionais ou voluntariadas).
v  1 (uma) cópia do RG;
v  1 (uma) cópia do CPF;
v  Comprovação de regularidade fiscal de pessoa física disponível no site www.receita.fazenda.gov.br;
v  1 (um) comprovante de Declaração Escolar ou (cópia);
v  1 (um) comprovante de Endereço Atualizado (cópia);


2.2. São características desejáveis:

v  Liderança;
v  Capacidade de comunicação e diálogo;
v  Trajetória de envolvimento participativo na comunidade;
v  Capacidade de mobilização;
v  Sensibilidade e abertura aos saberes comunitários;
v  Acolhimento e escuta de crianças, adolescentes e jovens.


3. DA SELEÇÃO DOS MONITORES (AS) BOLSISTAS:
3.1. A seleção será realizada pelo Conselho Escolar da EEEFM FRANCISCO ALVES MENDES FILHO e equipe gestora da Escola;
3.2. No período da seleção dos bolsistas, será instalado uma comissão de seleção e avaliação de candidatos (as) composto  por 01 representante do Conselho Escolar; 01 representante da equipe de professores da Escola; 01 Coordenador do Programa (presidente da Comissão) e 01 membro da comunidade com acompanhamento da Direção da escola.

3.4. O processo de Seleção seguirá os seguintes passos:
1. A primeira etapa é a análise de requisitos obrigatórios (fase eliminatória).
2. A segunda etapa é a análise do perfil e experiência do candidato (a) (fase classificatória).
3. A terceira etapa é a entrevista com os (as) candidatos (as) melhores classificados (as) (fase final).
I FASE ELIMINATÓRIA
Com base na ficha do (a) candidato (a), verificar se o (a) mesmo(a) atende a todos os requisitos obrigatórios estipulados no item 2.2. O não atendimento a um desses requisitos elimina o (a) candidato (a).
II FASE CLASSIFICATÓRIA
Pontuar a ficha e o currículo do candidato (a). Nesta etapa, a comissão de seleção pontuará a ficha e o currículo do candidato ou da candidata a bolsa. Segue abaixo os critérios e os valores da pontuação.


Critérios Gerais

Pontuações

Total máximo em cada


Conhecimento de suas responsabilidades

0 a 4 pontos.

4 pontos

Histórico de atividades de trabalho voluntário desenvolvidas em sua comunidade.


1 ponto para cada atividade de trabalho voluntário comprovada, até o limite de 5 atividades.



5 pontos

Tempo de trabalho em outros Programas Sociais e Educacionais.

1 ponto para cada 3 (três) meses de trabalho. Para cada mês adicional 0,5 (meio) ponto, até o limite de 12 meses.


4 pontos

Familiaridade com as atividades a serem desenvolvidas.
0,5 (meio) ponto para cada item citado, até o limite de 5.


2,5 pontos

Formação extracurricular em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido.
0,5 (meio) ponto para cada curso comprovado, limitada ao máximo de 5 experiências.


2,5 pontos

Experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido.
0,5 (meio) ponto para cada experiência profissional, limitada ao máximo de 4 experiências.



2 pontos

TOTAL
20 pontos



FASE FINAL – Entrevistas individuais


CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÕES
Total máximo

Liderança.
0 a 4 pontos

4 pontos
Capacidade de comunicação e diálogo
0 a 3 pontos
3 pontos

Capacidade de mobilização na comunidade
0 a 5 pontos
5 pontos
Interesses convergentes com os do projeto
0 a 4 pontos
4 pontos

Habilidades para o macrocampo a que concorre.
0 a 4 pontos
4 pontos
TOTAL
20 pontos




3.5. Nessa etapa, serão considerados aptos os candidatos que preencherem o número de vagas disponíveis em cada macrocampo que desenvolverão suas atividades e receberão as bolsas referentes aos meses trabalhados assim que o Programa iniciar. Os (as) outros (as) classificados (as) ficarão no quadro de reserva de monitores do Programa Mais Educação e/ou Projeto Guaporé de Educação Integral  para caso de desistência ou substituição dos anteriores.



4. DA DOCUMENTAÇÃO DO MONITOR (a) BOLSISTA

Toda a documentação do MONITOR (a) BOLSISTA enviada à Coordenação deverá ser nítida (xerox) e atualizada;

4.1 Toda informação, quanto à documentação dos BOLSISTAS, como, idade, escolaridade, renda e endereço são de total responsabilidade do (a) Candidato (a) selecionado ou responsável.

4.2 Os (as) candidatos (as) que forem selecionados deverão preencher a ficha cadastral definitiva, que será digitada em um Banco de Dados, em letra legível e anexar os documentos citados no item 2.1;


5. DA FREQUÊNCIA
5.1. A Frequência dos MONITORES (as) BOLSISTAS é de 100%, salvo motivos de doença ou de outra ordem, que deverão ser comprovados com atestado médico;
5.2. As Listas de Frequência deverão ser assinadas diariamente, nominalmente pelos MONITORES (as) BOLSISTAS, com controle do gestor da escola e do (a) coordenador (a) do Programa.

6. DA SUBSTITUIÇÃO E EVASÃO DO MONITOR (a) BOLSISTA
6.1. Será considerada evasão a ausência não justificada do MONITOR (a) BOLSISTA por um prazo de 03 dias.

7. DA CARGA HORÁRIA
7.1. O monitor terá uma carga horária de 20 horas semanal sendo que destas 10 horas serão de desenvolvimento das atividades do macrocampo para o qual foi selecionado e 10 horas para acompanhamento e cuidados dos alunos (alimentação, lanche, descanso).
7.2. As atividades poderão ser desenvolvidas no período matutino, vespertino  ou matutino e vespertino, de acordo com a necessidade.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. Da vigência do Edital.
O presente edital terá validade a partir da data da sua publicação.
8.2 Dos recursos
Os recursos referentes à divulgação dos resultados e convocação para entrevista terão o prazo de um (01) dia útil para ser interposto e deve ser dirigido ao Presidente da Comissão de Seleção devendo ser fundamentado.

8.3. Dos Prazos

EVENTOS
DATA/PRAZOS
Lançamento do Edital
25/06/2012
Recebimento dos documentos e ficha de inscrição dos candidatos
26/06/2012 à 06/07/2012
Constituição da Comissão de Avaliação
29/06/2012
FASE CLASSIFICATÓRIA: Análise do currículo
09/07/2012 à 13/07/2012
Divulgação dos resultados e convocação para entrevista e local da entrevista
23/07/2012
Recursos
24/07/2012


Entrevista
25/07/2012 à 26/07/2012
Divulgação dos resultados
27/07/2012
Recurso contra o resultado
30/07/2012


Resultado Final
31/07/2012



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Diretora da EEEFM Francisco Alves Mendes Filho                                Representante do Conselho Escolar



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